Formação Florais da Amazônia

O conhecimento relacionado aos Florais da Amazônia está disponível através de cursos livresvivências ou dentro de uma Grade de Formação, que se direciona à certificação de terapeutas e multiplicadores.

O ciclo 1 Básico destina-se a apresentação do Sistema Florais da Amazônia a partir das duas classificações de base, com foco nos padrões de saúde da natureza.

 

O ciclo 2 Intermediário é divido em duas categorias:

  • Apresentação, que tem foco na interação entre as diversas classificações e a compreensão da dinâmica do sistema.

  • Aprofundamento, com foco na abordagem terapêutica do Sistema; estudo do processo terapêutico que se se desencadeia em cada indivíduo, a partir da interação de campos de consciência que ocorre com o uso do floral. 

O ciclo 3 Avançado é destinado integralmente à e certificação de multiplicadores e terapeutas, à partir dos ciclos anteriores e inclui diversas vivências e atividades especificas.

 

O ciclo de Extensão contempla cursos e vivências extras, com ampliação de conteúdos da classificação na ordem da natureza e aplicação de repertório do ciclo 01 introdutório.

 

A seguir você conhece cada um dos cursos e seus respectivos ciclos, categorias e pré-requisitos.

1. Ciclo Básico

Introdução ao Sistema Florais da Amazônia.

2. Ciclo Intermediário

Aprofundamento no Sistema Florais da Amazônia.

3. Ciclo Avançado

Certificação no Sistema Florais da Amazônia.

3

Avançado

2

Intermediário

Extensão

Básico

1

Ciclo de Extensão 

Complementação do Sistema Florais da Amazônia.

Ciclos de Formação Sistema Florais da Amazônia

CURSOS DOS CICLOS DE FORMAÇÃO SISTEMA FLORAIS DA AMAZÔNIA

1

CICLO BÁSICO

É o portal de entrada no sistema; focaliza seus fundamentos através da apresentação do seu histórico e das duas classificações de base;

CARGA HORÁRIA

PRÉ REQUISITOS

CICLO BÁSICO/FUNDAMENTOS 

Apresenta os Fundamentos da Terapia Floral e do sistema Florais da Amazônia.

Focaliza o estudo da interação de campos de consciência entre as flores e o ser humano.    

Apresenta as duas classificações que compõem a base de sistematização do sistema:

- Classificação na Ordem da Natureza > estuda como a organização do reino vegetal (mata virgem, capoeira e cultivadas) e intermediário (reino fungi) dentro do ecossistema, se desdobra no espelhamento desta ordem no mundo interno do ser humano.

- Classificação segundo a Elementoterapia > estuda como os quatro elementos que compõem o movimento da vida em toda a Natureza, se direciona à identificação da presença e dominância destes elementos nas flores, e sua atuação terapêutica no alinhamento da ordem interna do ser humano.

34h

Nenhum.

2.1

CICLO INTERMEDIÁRIO - APROFUNDAMENTO TERAPÊUTICO

Direciona o foco para a abordagem terapêutica do Sistema, a partir do aprofundamento do estudo da interação de campos de consciência.

OS CICLOS DA VIDA

O curso se propõe a exercitar os fundamentos que embasam as formulações das essências florais, a partir do estudo de um conjunto de fórmulas que abordam cada um dos sete ciclos, que identificamos como mais genéricos na vida de cada indivíduo (gestação, parto, infância, adolescência, idade madura, ancião e renascimento).

16h

Ciclo Básico.

CARGA HORÁRIA

PRÉ REQUISITOS

EQUILÍBRIO DE PADRÕES INTERNOS

O curso focaliza  o estudo de sete fórmulas direcionadas às diferentes linguagens ou conjunto de códigos que compõem a dinâmica interna do ser (Comunhão, Equilíbrio Emocional, Equilíbrio Mediúnico, Equilíbrio Mental, Meditação, Proteção e Purificação). As fórmulas favorecem a sintonia entre estas diversas linguagens, e seu balanceamento intrínseco, e contribuem para sustentar a estrutura harmônica. 

16h

Ciclo Básico.

OS SETE PONTOS DE FORÇA

O curso focaliza o estudo da natureza dos sete chacras principais que conformam o alinhamento energético do ser humano, e a atuação dos Florais da Amazônia sobre eles.

16h

Ciclo Básico.

IMERSÃO NA FLORESTA -  nível básico

As Imersões no berço das flores vão além do aprendizado intelectual de conceitos e teoria; elas proporcionam a vivência e sintonia com a floresta, e exploram a experiência pessoal com os fundamentos da pesquisa dos Florais da Amazônia. Neste nível as imersões abordarão os temas dos cursos anteriores.

30h

Ciclo básico.

PROCESSOS TERAPÊUTICOS

O curso  propõe um estudo sobre como o processo de interação de campos de consciência entre os reinos se transforma em processo terapêutico, e como o fio condutor deste fenômeno é a base da terapêutica do sistema.

16h

- Ciclo Básico.

- Intermediários da Apresentação.

CARGA HORÁRIA

PRÉ REQUISITOS

PADRÕES DE ALINHAMENTO

O curso focaliza aspectos da complexidade da vivência humana, através da análise de quadros específicos. Dessa forma, apresenta a indicação e fundamentação de fórmulas que atuam como uma ferramenta de abordagem terapêutica, as quais, apontam padrões saudáveis de comportamento, direcionados à prevenção de situações de desconforto e desequilíbrio e que favorecem o alinhamento do indivíduo para a manifestação de sua saúde plena. 

16h

- Ciclo Básico.

- Intermediários da Apresentação.

- Processos Terapêuticos.

OS ARQUÉTIPOS DA NATUREZA

O curso apresenta o conceito de arquétipos da natureza, como uma forma de decodificar a expressão dos reinos vegetal e intermediários.

E, a partir disso, identificar como esta expressão se torna uma ferramenta terapêutica no espelhamento do aspecto profundo e arquetípico da natureza humana, através do estudo das fórmulas dos orixás.

16h

- Ciclo Básico

- Intermediários da Apresentação.

- Processos Terapêuticos.

- Padrôes de Alinhamento.

IMERSÃO NA FLORESTA nível intermediário

Aqui as imersões focalizam o Aprofundamento Terapêutico e trazem os temas “Os Arquétipos da Natureza”, e “Autoconhecimento e Empatia Terapêutica”, os quais, desenvolvem o aspecto vivencial na sintonia com a floresta, relacionando a experiência pessoal com os fundamentos terapêuticos da pesquisa.

38h

- Ciclo Básico 
- Intermediários da Apresentação
- Intermediários da Terapêutica 

3.1

CICLO AVANÇADO - CERTIFICAÇÃO DE MULTIPLICADORES/PROFESSORES

CURSOS

PRÉ-REQUISITOS > CURSOS

- Ciclo básico (1) 34h

- Ciclo Intermediário/ Apresentação (3) 48h

- Processos terapêuticos (1) 16h

- Duas imersões (2) 60h

CARGA HORÁRIA TOTAL DE CURSOS

158h

ATIVIDADES E TRABALHOS QUE COMPÕEM A CERTIFICAÇÃO

- Relatos de acompanhamento de casos clínicos (5);

- Relato de experiência pessoal com os SFA (2);

- Apresentação de uma dissertação (1);

- Participação no Encontro de Certificação de Multiplicadores(60 horas/ diversas atividades que incluem: defesa da dissertação, apresentação de aulas (ministrar), discussão e defesa dos fundamentos do sistema, roda de avaliação, entre outras).

OUTRAS ATIVIDADES

- Prática clínica com os Florais da Amazônia:

 (mínimo de um ano; mínimo de 30 fichas de atendimento);

- Estágios em cursos (6);

- Ministrar palestras e/ou vivências (5);

- Participação em Grupos de Estudo (optativo).

3.2

CICLO AVANÇADO - CERTIFICAÇÃO DE TERAPEUTAS

CURSOS

PRÉ-REQUISITOS > CURSOS

- Ciclo básico (1) 34h

- Ciclo intermediário: Apresentação (3) 48h e  Aprofundamento Terapêutico (3) 48h

 - Imersão/ Terapêutica (1) 38h

CARGA HORÁRIA TOTAL DE CURSOS

168h

ATIVIDADES E TRABALHOS QUE COMPÕEM A CERTIFICAÇÃO

Apresentar:

- Relatos de acompanhamento de casos clínicos (mínimo de 12);

- Relato de experiência pessoal com os SFA (2);

-Dissertação sobre fundamentos terapêuticos do sistema (1).

OUTRAS ATIVIDADES

- Prática clínica com os Florais da Amazônia

 (mínimo de 2 anos; mínimo de 100 fichas de atendimento);

- Participação em grupo de estudo de casos clínicos e fundamentos da terapia floral e do SFA (36 horas).

OBSERVAÇÕES

De acordo com as normas sugeridas pelo CONAFLOR -  Conselho de Auto-Regulamentação da Terapia Floral – o mínimo de horas de estudo exigidas para a certificação de um terapeuta floral pleno é de 360. Assim sendo, o terapeuta que  postula à certificação, deve somar ao cálculo de horas de cursos e atividades com carga horária específica, todas as horas de outras atividades comprováveis, relacionadas aos Florais da Amazônia (cursos de extensão, vivências, atualizações de cursos, palestras, grupos de estudo, estudos de casos, etc.) e ou horas de formação de base em Terapia Floral certificadas pelo CONAFLOR ou ABRACAMPO.

CICLO DE EXTENSÃO

Complementa e amplia as áreas de estudo e interfaces com os Florais da Amazônia

IAPUNA –FLORAIS DO JURUÁ INTRODUTÓRIO

O curso apresenta uma extensão da pesquisa dos Florais da Amazônia realizada no Vale do Juruá/Acre, que inclui novos grupos da Classificação na Ordem da Natureza.

16h

- Ciclo Básico.

CARGA HORÁRIA

PRÉ REQUISITOS

IAPUNA - AS ÁGUAS PROFUNDAS DO SER

Através do contato com as essências das flores de uma vegetação endêmica que vive na superfície de lagos profundos e serenos, cheios de mistérios e revelações, a vivência convida ao mergulho no interior do ser, nas águas profundas, memórias, sentimentos e emoções.

12h

- Ciclo básico;

- Iapuna introdutório.

IAPUNA – ANCORAMENTO E EXPANSÃO DO SER

Através das essências das flores das palmeiras, a vivência proporciona o contato com níveis superiores da consciência, proporcionando expansão e leveza, e trazendo a nutrição  para a realização no plano da terra.

12h

- Ciclo básico;

- Iapuna introdutório.

IAPUNA - INTERDEPENDÊNCIA E AUTONOMIA ENTRE OS SERES

Esta vivência apresenta um estudo profundo da natureza das relações entre os seres e sua interdependência, a partir do trabalho com as essências de plantas parasitas.

12h

- Ciclo básico;

- Iapuna introdutório.

 OS FLORAIS DA AMAZÔNIA NO CUIDADO COM OS ANIMAIS

O módulo apresenta a pesquisa do uso das essências florais no tratamento de animais e seus tutores, focalizando a saúde integral  e o equilíbrio das relações.

10h

- Ciclo básico